Saiba como ingressar na UFMG em 2019

A Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) é mais uma instituição pública com nome forte no mercado. Como toda instituição pública de ensino o seu ingresso é por meio de seleção por aprovação em métodos de aprovação. Saiba quais são eles e como funcionam a seguir.

Mais sobre a UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma das instituições mais antigas de ensino no Brasil, com fundação em 1927.  A sede principal fica em Pampulha, em Minas Gerais. 

Como instituição renomada e um forte nome no mercado a UFMG possui um dos vestibulares mais concorridos do ano. Ao todo ela soma três campi: um em Belo Horizonte, um em Montes Claros e um em Tiradentes. 

Além da instituição de ensino superior a uma escola técnica de base para ensino médio também com ingresso por meio de concurso. Há centros de pesquisa e por isso ela é uma das que mais recebe verba federal porque seus projetos e pesquisas são usados inclusive em ações do Governo Federal. 

A instituição costuma aproveitar alunos em projetos de pesquisa e ensino em diversos departamentos. Desenvolvimento de projetos e até mesmo medicamentos são feitos em seus laboratórios de pesquisa com ajuda de alunos e ex alunos que se tornaram mestres ou doutores em suas áreas.

Cursos da UFMG

Os cursos oferecidos gratuitamente pela Universidade Federal de Minas Gerais são das áreas de humanas, exatas e saúde. Não existe uma quantidade com maior e outra com menor oferta, é em igual proporção. 

A história da instituição conta que ela começou com apenas três cursos: direito, engenharia e farmácia. Hoje são mais de 90 e com a possibilidade de mais serem ofertados.  Dentre os mais concorridos estão medicina e direito, com uma das melhores classificações do país.

Como estrutura os alunos contam ainda com biblioteca e uma rede Rede de Museus e Espaços de Ciências e Tecnologias. São espaços para trabalhar que também servem de campo de trabalho para os alunos e de pesquisa e desenvolvimento de projetos dos mais diversos tipos. 

Como entrar na UFMG

O processo seletivo para entrar na UFMG é através de nota do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem), a boa e velha conhecida prova do Enem. Esta é a primeira fase para começar a pensar em ocupar uma vaga na instituição de ensino. 

A próxima fase são as inscrições SISU. Os alunos devem se cadastrar no sistema por meio da Internet no site oficial. O cadastro é simples de preencher e todas as informações marcadas com um * são obrigatórias e requerem um pouco mais de atenção. 

Uma vez cadastrada a nota do Enem no Sisu é só aguardar se será convocado. Se sua nota for suficiente para se enquadrar no quadro de vagas então é possível entrar nas vagas do curso. A nota é que dirá se o aluno consegue entrar nas vagas de acordo com a concorrência ou não. 

O Sisu permite marcar dois cursos diferentes e os dois podem ser na UFMG. Mas também é possível escolher como segunda opção um curso à parte.