8 Dicas incríveis para ter unhas fortes e bonitas

Cuidar das não é apenas um trabalho de manicure. Pouco faz o profissional da esmaltação de fato porque um bom resultado quando se trata da saúde das unhas é algo rotineiro, da vida do cliente. Mas não é complicado de se conseguir. Dicas incríveis a seguir podem ajudar a quem deseja manter as unhas fortes e bonitas.

Dicas para ter unhas fortes e bonitas

As Unhas Decoradas tratam do visual, mas será que sua unha está legal sem o esmalte? Para cuidar da saúde é preciso nutrir alguns bons hábitos fáceis de incluir na rotina. Selecionamos oito bem fáceis. São eles:

1 – Dar um intervalo na esmaltação semanal

Todo mundo precisa de um tempo de descanso e com as unhas não é diferente. Esmaltes são químicos os quais obrigam as unhas a se protegerem constantemente, por isso uma esmaltação constante deixa manchas amarelas e a unha quebradiça. Dar intervalos a cada dois meses de ao menos sete dias sem esmalte ajuda bastante.

2 – Não remover completamente a cutícula

Há quem adore uma unha fundinha. É bonito, um hábito nutrido dos anos 80 até os dias atuais. Contudo, é preciso entender a principal função da cutícula: proteger a unha. Se ela é removida por completo é mais comum bactérias se instalarem e fungos. Tente tirar apenas o excesso para manter o aspecto mais bonito, mas não tudo. 

3 – Compartilhar alicate de unha jamais!

Há quem não ligue mas o alicate pode armazenar milhares de bactérias e fungos. Com o seu compartilhamento as infecções são constantes, em especial em quem está com a imunidade baixa. 

Um bom hábito é levar seu kit de remover cutículas para o salão. Outra dica é observar se o salão teme estufa. Se não tem é melhor optar por outro estabelecimento. Segurança nunca é demais. 

4 – Não lixe a superfície da unha 

Este é um costume comum em quem encontra manchas ou um leve amarelamento. Não é bacana porque remove também as camadas superiores de proteção e pode causar danos. O ideal é usar lixadores específicos, mais macios e bem baratinhos.

5 – Evite arrancar cutículas com os dentes e roer unhas

A agressividade dos dois hábitos acabam por remover tanto a pele ao redor da unha como as camadas da unha de forma desproporcional. Quem costuma ‘cutucar’ a cutícula ou mordiscar sabe a quantidade de vezes que acabou com um pouco de sangue saindo e uma ferida enorme.

As chances de infecção também são grandes porque na boca vivem uma série de bactérias. Na unha também, podendo infeccionar a boca.

6 – Atenção especial à alimentação

Não é do ar a nutrição corporal. Os nutrientes necessários para pele, cabelo e unhas saudáveis provém dos alimentos. Regule a dieta para evitar gordura em excesso, enlatados e substâncias ricas em proteína e colágeno. Isso dará força à unha.

7 – Use produtos de qualidade

Infelizmente nem todo produto é igual mesmo servindo para a mesma função. Uma atenção especial aos fortalecedores porque nem sempre são agradáveis ou podem agir com excesso de química. Pode estimular em excesso o crescimento e necessitar de mais esmaltação. 

8 – Atenção à data de validade dos produtos

A unha ficou amarela após pintar com esmalte escuro? Possivelmente o produto está fora da validade. Surgiram manchas escuras? Mesmo problema. A cutícula criou uma pele dura? O seu amolecedor pode estar vencido. Sempre revise a maleta de itens para evitar problemas.